Conversar via Whatsapp
Rhumanizei
0
carregando...
LÍDERES E EQUIPES
Vamos Somar
LÍDER

Se o líder for de alta performance, logo, a equipe também o será.

Para que todo o trabalho da organização não se perca é indispensável a atuação de um verdadeiro líder em um contexto sistêmico e conectivo, fazendo acontecer de forma consciente e estratégica, a conexão das pessoas com a estrutura desenvolvida.

Vivemos momentos desafiadores, com pressão constante e um líder treinado e capacitado trará harmonia, sinergia e sincronização para a obtenção de resultados. Cabe a este líder a responsabilidade de gerar motivação e inspiração, bem como desenvolver, influenciar e orientar as pessoas, favorecendo, assim, o engajamento para o alcance dos objetivos organizacionais.

[...] é necessário nutrir as pessoas constantemente com uma visão que dê sentido ao seu fazer. Apenas o fazer com sentido nutre nossa necessidade de realização. Quando trabalhamos em time, o sentido do que estamos construindo juntos fortalece os elos, amplia nossa consciência do outro e de nossa interdependência, do valor que cada pessoa e seu trabalho adiciona, aprendemos a valorizar as diferenças e isso nos convida a conversar – conviver em uma rede – para, então, desenhar soluções. O propósito comum faz com que tenhamos de coordenar nossos “sentires”, nossos “pensares” e nossos “fazeres”. (Couto, 2012)

LÍDER

Liderando equipes virtuais de alta performance.

O maior segredo de uma organização competitiva e inovadora é ter líderes engajados em encontrar as pessoas certas para as atividades certas. Este enorme desafio diminui quando o líder conhece os objetivos da organização e está preparado estrategicamente para liderar pessoas com diferentes habilidades, diversos talentos e inúmeras capacidades de trabalho.

Conhecer pessoas entender seus valores, suas preferências, saber o que é mais importante na vida pra elas, seus sonhos e seus propósitos, compreender e avaliar de maneira empática e somente depois distribuir as atividades de forma assertiva, alocando pessoas nos papéis mais adequados para entrega do melhor potencial de cada um.

Gerando assim uma equipe de alta performance.

Toda esta sinergia está passando, pela maior parte das organizações, da forma presencial para a virtual.

E para minimizar esta transição o líder precisa conduzir reuniões formais e informais com comunicação assertiva para cada ocasião, transformando ambientes virtuais receptivos para assuntos diversos e colaborativos com grupos de conversas pessoais e profissionais. É relevante que para o bom desenvolvimento do resultado destas equipes, sejam realizadas com regularidade reuniões informativas e claras sobre a atividade de toda a equipe, discutindo problemas e delineando as tomas de decisões, desta forma, todos estão envolvidos prestando contas de suas respectivas responsabilidades.

Equipes maturas e autogeridas são efetivamente produtivas na obtenção de excelentes resultados.

Close