Conversar via Whatsapp
Rhumanizei
0
carregando...
EMPRESAS
Diversidade
TODXS

Demita preconceitos contratando a diversidade.

O termo “diversidade” é apenas uma palavra bonita escrita num quadro ou é uma real vantagem competitiva para a organização?

No ambiente organizacional precisamos “compreender e aceitar” para entregar o sentimento de “pertencimento”. Cada indivíduo é único em sua personalidade e em seus comportamentos, por isso nos dias de hoje é tão importante administrar a diferença. Para criar ambientes diversos, saudáveis e inovadores, é necessário tirar o foco das características pessoais e colocar nas potencialidades de geração de ideias e aumento de performance.

Para um bom clima organizacional é imprescindível o bom relacionamento humano, situações de exclusão e preconceitos geram conflitos e afastamentos, fatores que só afetam a produtividade trazendo índices de riscos para as empresas. Demita preconceitos contratando a diversidade desenvolvendo Pilares de uma Gestão Eficiente, com mudança da cultura, inserção da diversidade como valor, envolvimento de todos os níveis hierárquicos no processo (gestores e colaboradores) e adaptação dos processos seletivos, passando a desconsiderar requisitos como idade, gênero, padrão estético ou físico.

Portanto, investir em diversidade, em pessoas com diferentes características e vivências, pode garantir sim as vantagens competitivas em relação a outras empresas.

TODXS

Entender os singulares.

Se a humanidade é plural e se fazer negócios pressupõe a interação entre pessoas diferentes, por que a diversidade ainda causa tanto estranhamento e conflitos nas organizações e na sociedade?

A soma dos singulares pode exponencializar o resultado do plural corporativo. Esse é um novo modo de pensar convergência para o projeto, investimento, negócio e equipes. Estar a frente de um grupo onde seus pontos de vista criam uma nova e mais aprimorada lente de observação, amplia a capacidade de sucesso das empresas.

Times únicos e complementares em suas opiniões, jeitos e formas de atuar, criam uma verdadeira orquestra de talentos, porém necessitam do olhar e da dedicação de uma liderança transformadora, que deve trazer com a sua batuta a harmonia para o conjunto, mitigando os desafios sócios-culturais e da cultura organizacional. Reinvente.

“O desafio dos gestores é conseguir uma integração organizacional que não anule o potencial das diferenças, ou seja, garantir identidade e coesão, porém respeitando os diferentes grupos presentes na organização” (Chanlat et al., 2013).

  • Podcast: Rubia Mazepa
Close